⚡Materiais paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos⚡

 Materiais paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos. O que são?


Na natureza, existem alguns materiais que, na presença de um campo magnético, tornam-se ímãs fracos ou não. Esses materiais são classificados em ferromagnéticos, paramagnéticos e diamagnéticos. 

Para entendermos melhor sobre o conceito de cada um deles, é necessário sabermos o que são imãs. 

Os ímãs são materiais dotados de propriedades magnéticas e têm a capacidade de atrair outros materiais metálicos, como o ferro e o alumínio. De acordo com a forma como são construídos, os ímãs podem ser classificados de duas formas:

Naturais: quando formados por um material encontrado na natureza que é denominado magnetita;

Artificiais: quando são construídos por ligas metálicas ou materiais cerâmicos.


Curiosidade: Magneto é originalmente o nome dado ao ímã. Isso porque ele foi encontrado na Magnésia (Grécia).


Agora já podemos voltar ao assunto principal. 

Paramagnéticos


São materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, alinham-se, fazendo surgir um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre etc.

Sulfato de cobre líquido e sólido.

Diamagnéticos

São materiais que, se colocados na presença de um campo magnético, têm seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo etc.

Cristal de Bismuto.

Ferromagnéticos

As substâncias que compõem esse grupo apresentam características bem diferentes dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais imantam-se fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético. São substâncias ferromagnéticas somente o ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades.



As substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs. Já as substâncias paramagnéticas e diamagnéticas são, na maioria das vezes, denominadas de substâncias não magnéticas, pois seus efeitos são muito pequenos quando estão sobre a influência de um campo magnético.

Os materiais que compõem os ímãs e os que interagem com eles são denominados ferromagnéticos. As substâncias ferromagnéticas ficam magnetizadas quando colocadas sob a influência de um campo magnético.

Fontes: 

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/materiais-paramagneticos-diamagneticos-ferromagneticos.htm 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

⚡Forças no guindaste com eletroímã⚡

Pesquisa sobre foguetes a água 🚀💧 (PARTE 1)